Pantógrafo

A construção de um Pantógrafo é uma das propostas incluídas no livro “Analisa, Explora & Cria”.

Este aparelho foi inventado no início do século XVII, precisamente em 1603, pelo astrónomo alemão Christoph Scheiner. A sua principal função é transferir, ampliar e reduzir desenhos e figuras nas proporções desejadas. É constituído por quatro barras articuladas que podem ser feitas de madeira (ou neste caso da formação realizada, em cartão prensado).

Capa_pantografo

São necessárias 4 barras para construir um pantógrafo e podem-se usar as medidas de 30 cm para as barras mais compridas e 12 cm para as mais curtas.
Os trabalhos podem ser ampliados ou reduzidos, consoante se queira, utilizando um material riscador ou outro para “redesenhar” sobre o original, que dependendo da posição do lápis, ora na junção das duas barras menores ou numa das barras maiores (a que não estiver fixa) permitem respetivamente reduzir ou ampliar o desenho original.

Pantografo_blogue_group

Em contexto educativo esta atividade é muito motivadora para as crianças: a componente de alguma magia que encerra a construção deste aparelhos e os resultados que se podem obter são propiciadores de explorações e descobertas que despertam a curiosidade dos alunos e estimulam o seu espírito crítico, inventivo e a criatividade.

Deixe um comentário